Introdução
O
presente trabalho é da disciplina de português, tem como carácter avaliativo.
Tenho privilegio de colocar nas mãos do docente desta magnifica disciplina <
< português >>
O
presente trabalho é constituído por uma gama de conteúdos sobre Modernismo,
pois esperamos que este trabalho represente uma mais-valia nos exercícios dos
estudantes e as funções do docente.
<<
por uma educação de qualidade para todos estudantes úteis, a si próprio e a
sociedade que emanam e fazem parte, uma educação ao serviço do desenvolvimento
e que veicule o saber, o saber fazer o saber ser e o saber estar. Uma educação
que nos faça orgulhar do nosso pais e da nossa história.>>
Modernismo
Definição:
Modernismo
ou Movimento Moderno foi um movimento literário, artístico e cultural que
surgiu no começo do século XX, e seu objectivo era quebrar ou rompimento com o
"tradicionalismo" (Parnacianismo, simbolismo e a arte académica) da
época, experimentando novas técnicas e criações artísticas.
O
modernismo ficou marcado por transformações vertiginosas e caóticas, além da
efemeridade e sensação de fragmentação da realidade. Os artistas modernistas
sentiam a necessidade de mudar o meio em que viviam, experimentando novos
conceitos.
Acreditava-se que as formas “tradicionais” das artes plásticas,
design, literatura, música e cinema estava totalmente ultrapassadas.
Devia-se “criar” uma nova cultura, com o objectivo de transformar as
características culturais e sociais já estabelecidas, substituindo-as por
novas formas e visões.
Os artistas modernos, a partir dessas novas formas artísticas que se estabeleciam,
desenvolviam as suas técnicas de criação e reprodução, fazendo surgir subjectivamente
uma nova forma de pensar o sistema vigente. O modo de pensar e o
posicionamento do artista perante os processos da modernidade (a mudança,
a efemeridade e a fragmentação), eram de extrema importância para a
formação de uma estética modernista.
Vicente
Van Gogh é um dos principais representantes da renovação estética nas artes do
fim do século XIX
Chama-se genericamente modernismo
(ou movimento modernista) o conjunto de movimentos culturais,
escolas e estilos que permearam as arte e o design da primeira metade do século XX Apesar de ser possível
encontrar pontos de convergência entre os vários movimentos, eles em geral se
diferenciam e até mesmo se antagonizam.
Encaixam-se nesta classificação, dentre
outros campos culturais, a literatura, a arquitectura, design, pintura, escultura, teatro e a música modernas.
A primeira metade do século XIX na
Europa foi marcada por uma série de guerras e revoluções turbulentas, as quais
gradualmente traduziram-se em um conjunto de doutrinas actualmente
identificadas com o movimento romântico, focado na experiência individual subjectiva, na supremacia da Natureza, como um tema padrão na arte, meios de expressão
revolucionários ou radicais e na liberdade do indivíduo. Em meados da metade do
século, entretanto, uma síntese destas ideias e formas de governo estáveis
surgiram. Chamada de vários nomes, esta síntese baseava-se na ideia de que o
que era "real" dominou o que era subjectivo. Exemplificada
pela realpolitik de Otto Von Bismarck , ideias filosóficas como positivismo e
normas culturais agora descritas pela palavra vitoriana.
O
modernismo e uma corrente literária que, em Portugal, surge associado ao
advento da republica. Pode se dizer que se trata de uma rejeição ou negação da
tradição e uma tendência a encarar os problemas sob uma nova perspectiva
baseada em ideias técnicas actuas.
A
busca pelo moderno e inovador e a principal marca deste período. Na poesia
Modernista
já não e a expressão do indivíduo mais a linguagem que se constitui a partir de
um vazio, de não-eu.
Prima-se
pela versificação livre o versilibrismo.
O
maior representante do modernismo Português foi Fernando Pessoa
Fernando Pessoa
Fases do Modernismo
Primeira
fase (ou fase Heróica)
A primeira fase (ou primeira geração modernista): A fase heróica, como também ficou conhecida, é representada,
principalmente, pela tríade modernista, isto é, os escritores Manuel Bandeira,
Mário e Oswald de Andrade. O trio deu continuidade aos postulados de 1922-1930,
apresentando uma estética transgressora, testando os limites da forma e do
conteúdo e combatendo as escolas tradicionais de nossa literatura; esta fase
caracteriza-se por um maior compromisso dos artistas com a renovação estética que
se beneficia pelas estreitas relações com as vanguardas Europeias (cubismo,
futurismo, surrealismo, etc.), na literatura há a criação de uma forma de
linguagem, que rompe com o tradicional, transformado a forma como ate então se
escrevia, algumas dessas mudanças são: A liberdade formal (utilização do verso
livre, quase abandono das formas fixas como o soneto, a fala coloquial,
ausência da pontuação, etc.).
Este período caracteriza-se também pela
formação de grupos do movimento modernista: Pau-Brasil, antropófago,
verde-amarelado, grupo de porto alegre e grupo modernista regionalista de
recife.
Segunda fase (ou fase de consolidação)
Segunda fase (geração de 1930): Os escritores da literatura modernista nos anos 1930 deram
continuidade às conquistas da primeira fase, contudo, diante de um contexto
histórico beligerante, era preciso voltar as atenções para a realidade e
utilizar a literatura como instrumento de denúncia e análise social, tanto na
prosa quanto na poesia. Entre os principais representantes dessa fase estão os
escritores Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade,
Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, entre outros.
Terceira fase
Terceira fase (geração de 1945): A pesquisa estética e a renovação das formas de expressão literária,
tanto na poesia quanto na prosa, foram as principais características da geração
de 1945. Caminhando em direcção à experimentação, os autores da terceira fase
do Modernismo vislumbraram outras possibilidades temáticas, deixando em segundo
plano as preocupações políticas, ideológicas e culturais que marcaram a geração
de 1930. Seus principais representantes foram Clarice Lispector, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Mário
Quintana, entre outros.
Para que você conheça cada uma das fases da literatura modernista, suas
características e principais escritores, o Mundo Educação preparou uma sessão
sobre o Modernismo brasileiro. Nela você encontrará diversos artigos que têm
como objectivo elucidar esse importante movimento de nossa literatura. Em verso
e em prosa, conheça o último movimento de vanguarda de nossas letras. Boa
leitura e bons estudos!
Principais Modernistas
Os
principais modernistas da época do modernismo são:
Manuel Bandeira, Mário, Oswald de
Andrade, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade,
Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Euclides da Cunha,
Monteiro Lobato, Simões Lopes Neto, Lima Barreto, Augusto dos anjos, Lazar
segall,
Anita Malfatti.
Principais características do
modernismo
- Inconformismo
político - espírito revolucionário;
- Irreverência,
iconoclastia;
- Antiacadémicos,
antitradicionalismo, antitabagismo, anticonformismo;
- Rejeição
das normas estéticas consagradas;
- Proposta
de inovações linguísticas:
- Versos
livres;
- Aproximação
entre poesia e prosa;
- Exploração
de novos temas;
- Simultaníssimos,
sínteses, fusões diversas;
- Uso da
linguagem coloquial;
- Humor,
ironia, o "poema-piada";
- Incorporação
do quotidiano;
- O
moderno como um valor em si mesmo;
- Nova
concepção do mundo e do homem.
Na literatura brasileira, as principais
características do Modernismo são:
- Fragmentação
- Síntese
- Busca
pela linguagem brasileira
- Nacionalismo
- Ironia,
humor, paródia e piada
- Relato
do quotidiano
- Urbanismo
- Revisão
crítica do passado histórico e cultural
- Subjectivismo
- Versos
livres
- Modernismo
Exemplos de textos da
época do modernismo
Moça Linda Bem Tratada
Moça
linda bem tratada,
Três
séculos de família,
Burra
como uma porta:
Um amor.
Grã-fino do despudor,
Grã-fino do despudor,
Esperte, ignorância e sexo,
Burro como uma porta:
Um coió.
Mulher gordaça, filo,
De ouro por todos os poros
Burra como uma porta:
Paciência...
Plutocrata sem consciência,
Nada porta, terramoto
Que a porta do pobre arromba:
Uma bomba.
Esperte, ignorância e sexo,
Burro como uma porta:
Um coió.
Mulher gordaça, filo,
De ouro por todos os poros
Burra como uma porta:
Paciência...
Plutocrata sem consciência,
Nada porta, terramoto
Que a porta do pobre arromba:
Uma bomba.
Mário de Andrade
— Psio . . . —
Para cá, para lá. .
Para cá e. .
— O novelozinho caiu.
Para cá, para lá. .
Para cá e. .
— O novelozinho caiu.
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
Oswald de Andrade
Eu sou trezentos...
Eu sou trezentos, sou trezentos-e-cincoenta,
As sensações renascem de si mesmas sem repouso,
Ôh espelhos, ôh! Pirenéus! Ôh caiçaras!
Si um deus morrer, irei no Piauí buscar outro!
As sensações renascem de si mesmas sem repouso,
Ôh espelhos, ôh! Pirenéus! Ôh caiçaras!
Si um deus morrer, irei no Piauí buscar outro!
Abraço no meu leito as melhores palavras,
E os suspiros que dou são violinos alheios;
Eu piso a terra como quem descobre a furto
Nas esquinas, nos táxis, nas camarinhas seus próprios beijos!
E os suspiros que dou são violinos alheios;
Eu piso a terra como quem descobre a furto
Nas esquinas, nos táxis, nas camarinhas seus próprios beijos!
Eu sou trezentos, sou trezentos-e-cincoenta,
Mas um dia afinal eu toparei comigo...
Tenhamos paciência, andorinhas curtas,
Só o esquecimento é que condensa,
E então minha alma servirá de abrigo.
Mas um dia afinal eu toparei comigo...
Tenhamos paciência, andorinhas curtas,
Só o esquecimento é que condensa,
E então minha alma servirá de abrigo.
Mário de Andrade
Conclusão
Durante a realização deste trabalho, o grupo
sentiu-se induzido, a recorrer a biblioteca virtual e a internet, procurando
dar o máximo para poder chegar as expectativas, assim como as exigências do
docente desta magnifica disciplina de Português, chegamos a conhecer que: O
modernismo é um movimento literário e artístico do inicio do século XX, cujo
objectivo era o rompimento com o tradicionalismo, a libertação extática, a
experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do pais.
Ao investigar o trabalho em referência evoluímos
bastantes dificuldades, com em sem bibliotecas recheadas quando a nossa vila.
NB: Façamos de escola um centro de formação integral
do homem.
Bibliografia
Titulo: modernismo
na literatura-Histaria e Movimentos literasavetime: 2017-08-23
(horas:18:17
minutos)
Titulo:
modernismo na literatura-Histaria e Movimentos literasavetime: 2017-08-23
(horas:19:32
minutos)
Titulo: modernismo na literatura-Histaria e
Movimentos literasavetime: 2017-08-23
(horas:14:12minutos)
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